Automação de marketing: quais os benefícios?

A automação de marketing é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer diversos benefícios para as empresas que a adotam.

A automação de marketing é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer diversos benefícios para as empresas que a adotam, visto que essa prática utiliza tecnologias para simplificar, otimizar e escalar as estratégias de marketing digital. Com a automação é possível automatizar tarefas repetitivas, segmentar e nutrir leads, personalizar a comunicação, mensurar resultados e muito mais. Neste artigo da ECA-USP, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio.


Os 4 principais benefícios da automação de marketing

A seguir, confira os 4 principais benefícios da automação de marketing nos processos operacionais das empresas.


1. Aumenta a eficiência operacional

Um dos principais benefícios da automação de marketing é que ela permite aumentar a eficiência operacional da equipe da área. Ao invés de perder tempo com tarefas manuais e burocráticas, os profissionais podem se dedicar à atividades mais estratégicas e criativas, que geram mais valor para a marca.


Além disso, a automação reduz as chances de erros humanos, como esquecer de enviar um email, segmentar um público errado ou inserir dados incorretos. Com a automação, os processos são padronizados e executados de forma consistente e confiável.


2. Integra as equipes de marketing e vendas

A automação de marketing também facilita a integração entre equipes de marketing e vendas, que são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Com a ferramenta, é possível definir critérios claros e objetivos para qualificar leads e passá-los para a equipe de vendas no momento ideal.


Além disso, a automação permite que as equipes compartilhem informações e dados sobre os leads, como o histórico de interações, o perfil, as preferências, as dores e as objeções. Assim, os vendedores podem abordar os leads de forma mais assertiva e personalizada, aumentando assim, as chances de conversão.


3. Melhora a taxa de conversão

Outro benefício da automação de marketing é que ela melhora a taxa de conversão dos leads em clientes. Isso porque a prática permite acompanhar o comportamento e o interesse dos leads e enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada um deles, de acordo com seu estágio no funil de vendas.


Com a automação, também é possível criar fluxos de nutrição que educam os leads sobre o “problema” que eles possuem, a solução que a empresa oferece e os diferenciais do seu produto ou serviço. Assim, os leads são preparados para a decisão de compra e ficam mais propensos a fechar negócio com a sua empresa.


4. Otimiza o ROI (Retorno Sobre o Investimento)

Por fim, a automação de marketing otimiza o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das ações de marketing digital. Com a automação, é possível acompanhar e mensurar os resultados de cada campanha, canal, conteúdo e contato, além de identificar o que está ou não funcionando.


Assim, é possível otimizar as estratégias, eliminar desperdícios, aproveitar a oportunidade e focar nos esforços que geram mais retorno. Além disso, a automação permite reduzir os custos operacionais e aumentar as receitas, melhorando a lucratividade do negócio.


MBA em Comunicação e Marketing da ECA-USP: últimas vagas!

Falta pouco para o início do MBA em Comunicação e Marketing da ECA-USP!


Mas ainda dá tempo de realizar sua inscrição para não ficar de fora dessa oportunidade única de aprimoramento profissional. Essa é a sua chance de ampliar seu networking e adquirir conhecimentos que transformarão sua carreira.


Não deixe para depois! Clique aqui para garantir sua vaga.


Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos