O CURSO

As diversas áreas do conhecimento, contemporaneamente, buscam um desenvolvimento interdisciplinar, ou até mesmo transdisciplinar, com objetivos de se criar uma visão sistêmica a partir de diferentes modelos de estudo. Notadamente, a Comunicação e o Marketing, assumindo novas dimensões no mundo globalizado, terminam por protagonizar um vasto campo referencial interdisciplinar. A partir deste parâmetro justifica-se o desenvolvimento de um curso que proporcione ao discente uma visão  holística de gestão de marketing e comunicação.

O envio da documentação obrigatória deverá ser feito, pelo portal do aluno o mais breve possível, após a realização do pagamento da taxa de matrícula de R$ 690,00. 
Abaixo a lista dos documentos obrigatórios:
1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);

3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)
ATENÇÃO:
O envio da documentação obrigatória é um dos critérios de aprovação, e garante a emissão da certificação ao término do curso.

Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe de atendimento através do telefone (11) 98901-4468 ou WhatsApp clique aqui

QUAL CONTEÚDO?

Planejamento Estratégico de Marketing

Ementa: Esta disciplina destaca: conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico;  modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras; sistema de informação para solução de problemas mercadológicos; definição de objetivos e metas; definição de estratégias; sistemas de controle e mensuração de resultados das estratégias e ações mercadológicas.

Comunicação Organizacional Integrada

Ementa: A disciplina foca conceitos relativos à Comunicação Integrada de Marketing e à Comunicação Organizacional. Os aspectos sistêmicos das Comunicações Institucional, Administrativa e Mercadológica, são analisados por meio de suas respectivas utilizações no Planejamento Estratégico. Desenvolve ainda um aprofundamento destas variáveis em contextos  globais, especificamente nos estudos contemporâneos da Comunicação Mercadológica Intercultural. 

Teorias da comunicação

Ementa: A presença generalizada dos meios de comunicação social por toda sociedade contemporânea é hoje fonte fundamental para se entender o tecido social que vem sendo constituído. A presença da comunicação no interior das organizações também reflete perspectivas dessa comunicação social mais ampla e toma formas concretas que igualmente marcam o tecido relacional da cultura organizacional. A presente disciplina busca aprofundar os componentes teórico explicativos sobre comunicação identificando como o mundo simbólico que rege a construção de sentidos em comunicação é parte integrante da gestão de processos organizacionais de modo cada vez mais intenso e dentro de padrões de atualizações constantes.

Pesquisa de Marketing e de Comunicação

Ementa: Esta disciplina destaca os seguintes conceitos e aplicações: Sistemas de Informações de Marketing. Etapas de um Projeto de Pesquisa. Definição de Tema e Problema de Pesquisa. Hipóteses Favoráveis e Desfavoráveis. Determinação dos Objetivos e Tipos de Pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de Abordagem e Formulários para Coleta de Dados. Amostragem e Cálculo Amostral. Pré-teste. Tabulação, Análise e Principais Descobertas. Apresentação dos Resultados.

Metodologia da Pesquisa Acadêmica

Ementa: Esta disciplina destaca a necessidade de desenvolver um espírito crítico e científico, mas também criativo e original frente ao trabalho cientifico, mais especificamente na elaboração, planejamento e redação de um artigo científico como parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Gerenciamento de Branding - Construção de Marcas de Valor

Ementa: Esta disciplina destaca a importância da marca e a razão de ser um dos ativos mais valiosos da empresa. Enfatiza a o papel da marca nas estratégias de marketing, e a criação e a manutenção de uma marca forte nos mercados altamente competitivos.

Comunicação Empresarial e Relações Públicas

Ementa: A disciplina coloca em destaque: histórico e conceitos de Relações Públicas a partir da visão de comunicação organizacional integrada, principais autores e correntes teóricas da área, recursos técnicos e de análise de classificação de públicos, de estratégias de relacionamento, de comunicação massiva e dirigida.

Opinião Pública, Comunicação, Organizações

Ementa: Opinião pública: conceitos e construção. A imagem e a reputação das organizações. Redes e mídias sociais: conceitos básicos. A comunicação nas redes e mídias sociais. O papel da comunicação e da imprensa na formação da imagem e da reputação das organizações. Auditoria de imagem: princípios e metodologias básicas. Avaliando a imagem das organizações na mídia, nas redes e nas mídias sociais.

Comunicação Digital e Redes Sociais

Ementa: Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, a disciplina chega ao processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea.

Comunicação Interna: Organização, Cultura e Impacto

Ementa: A disciplina coloca em destaque os conceitos de comunicação organizacional, observando autores e estudos de caso que explicitem as estratégias, planejamento, processos e formas de avaliação da comunicação no contexto organizacional que tenham impacto e relevância aos negócios, cultura e gestão.

Comunicação Interna: Organização, Cultura e Impacto

Ementa: A disciplina coloca em destaque os conceitos de comunicação organizacional, observando autores e estudos de caso que explicitem as estratégias, planejamento, processos e formas de avaliação da comunicação no contexto organizacional que tenham impacto e relevância aos negócios, cultura e gestão.

Propaganda e Texto Publicitário: Estratégias Criativas e Tendênciais

Ementa: Esta disciplina destaca: a Comunicação em Marketing. Marketing e Publicidade. Publicidade e Propaganda. Agências de Comunicação. Funções e atividades de uma agência. Tipos de campanhas e ferramentas publicitárias. Linguagem e texto publicitário. Avaliação e crítica de textos publicitários. Técnicas de criatividade para a escrita de textos publicitários. Produção de peças publicitárias impressas e de roteiros de rádio, TV e cinema. Estudo das questões do texto publicitário na internet.

Promoção de Vendas, Merchandising e Patrocínio

Ementa: As técnicas de promoção de vendas e merchandising aplicadas como estratégia para solução de problemas de clientes. As ações promocionais no mercado de varejo e de bens de produção. O ponto-de-venda. Técnicas de exibição do produto no ponto-de-venda. O desenvolvimento de campanhas promocionais. O desenvolvimento de materiais promocionais e estratégias de merchandising. Principais pontos da legislação promocional. Como determinar a escolha de um patrocínio. A importância de ações de patrocínio com as outras ações de comunicação e marketing.

Narrativas na Comunicação de Marketing

Ementa: A disciplina apresenta: os principais conceitos do uso das narrativas como processo de persuasão; as origens da narrativa como interação social e preservação da memória cultural; os tipos mais importantes de narrativas e de formatos de tramas (plot); a narrativa como forma de inclusão e de preferência; a estruturação de histórias, personagens e razão de existir, e sua relação com produtos, marcas, empresas e a comunicação de marketing; o uso do storytelling como ferramenta de interação e persuasão para os diversos públicos.

Gestão de Vendas e Distribuição

Ementa: A disciplina cria o entendimento de que pessoas e empresas compram por suas razões e não pelas de quem vende. Apresenta conceitos do processo de negociação por persuasão e assistência, criando desenhos específicos de venda pessoal.

Logística Estratégica, Operações e Serviços

Ementa: Esta disciplina destaca os conceitos fundamentais de logística, operações e serviços, como base para a construção de uma ferramenta de aplicação prática da logística estratégica no mercado, com o intuito de criar valor. Empreender uma visão geral e ampliada dos níveis de serviços em marketing e comunicação, capacitando o aluno ao desenvolvimento de uma visão crítica e contemporânea das organizações prestadoras de serviços.

Comportamento do Consumidor

Ementa: O Comportamento do Consumidor. Tipologia do Comportamento do Consumidor. Fases do processo de decisão de compra. Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor. Influências Socioculturais (Cultura, Subcultura, Classe social, Grupos de Referência). Influências psicológicas (Percepção, Atitudes, Aprendizagem, Motivação, Personalidade). Fatores Situacionais.

Gestão de inovação e criatividade

Ementa: Gestão de projetos. O enfoque do MIT e da Singularity University.. Projetos inovadores. Os 22 princípios da inovação. Tipos de inovação. As características da personalidade criativa e inovadora. Perfil do líder inovador. Competências associadas à inovação. Cases Tesla vs. T.A. Edison.  Rotinas criativas para a comunicação. Vivenciar métodos e exercícios de criatividade. Dicas para inovar. Megatrends e Futurologia: o futuro é hoje. Inovação e Empreendedorismo Social. Educomunicação As novas tecnologias e a criatividade quântica. Inteligência Artificial, Nanotecnologia  e Economia criativa e cidades inteligentes. Cases.

Planejamento Estratégico de Mídia

Ementa: A disciplina destaca a nova realidade da veiculação publicitária e a necessidade de se discutir e re-contextualizar as atividades da Mídia no ambiente da tecnologia dos meios e da necessidade da Comunicação Mercadológica Integrada, relacionando as novas possibilidades de atingimento dos targets bem como suas potencialidades e riscos.

Marketing Cultural e Comunicação por Ação Cultural

Ementa: Esta disciplina busca determinar uma configuração do mercado cultural sob a perspectiva dos atores econômicos, sociais e políticos. Os conceitos de Marketing Cultural passam por uma avaliação, desconstrução e redefinição de acordo com o sujeito principal do cenário cultural: o artista, o produtor e agente cultural. As premissas fundamentais para o desenvolvimento de Projetos Culturais e de Planejamento de Políticas Culturais são discutidas e colocadas em prática na sala de aula.

Marketing Global: Estratégias de Relacionamento e Comunicação em Mercados Internacionais

Ementa: Esta disciplina destaca conceitos relacionados ao comércio exterior brasileiro, comércio internacional, marketing internacional e global, contextualizando com a evolução histórica e relacionando-a com os diferentes segmentos de mercado. Análise e discussão do macro-ambiente. Análise do Marketing Mix Internacional. Desenvolve, a partir da utilização das ferramentas dos sistemas de informação, inteligência e pesquisa de mercado internacional, as diferentes estratégias de entrada e operação e mercados internacionais.

Marketing Político

Ementa: Esta disciplina objetiva revisar os principais conceitos e fundamentos do marketing aplicáveis ao processo político-eleitoral, e avaliar as principais etapas e ferramentas do seu planejamento estratégico.

Finanças em Comunicação e Marketing

Ementa: Finanças em Comunicação e Marketing possibilitará ao aluno utilizar-se do ferramental adequado tanto no raciocínio lógico matemático quanto no raciocínio abstrato cultural para a clara demonstração da viabilidade econômica, financeira e mercadológica de seus projetos em Comunicação e Marketing.

Criatividade: Comunicação Visual e Direção de Arte

Ementa: A disciplina acontece em três momentos: Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial. No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil. No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação.

Simulação de Negócios e Jogos de Empresas

Ementa: Gerenciamento de uma empresa – de forma simulada –, onde a equipe é responsável pela tomada de decisões dentro do universo das disciplinas abordadas durante o programa de curso, em um ambiente de mercado simulado, com o objetivo de avaliar e mensurar a eficiência e eficácia das decisões tomadas e os impactos gerados no resultado das operações do negócio, tendo como foco principal as ações de comunicação e marketing.

A Comunicação para o Marketing

Ementa: Cada vez mais a boa comunicação se torna competência indispensável para os profissionais que atuam na Gestão do Marketing. Em praticamente todas as atividades precisam se expressar com desembaraço, segurança e eficiência. Qualquer que seja o posto que ocupem na hierarquia e as atribuições da função exercida precisam participar on-line ou presencialmente de reuniões, de processos de negociação, nos debates ideias; apresentar propostas, projetos, conceder entrevistas, comunicar decisões, persuadir, sempre de maneira objetiva, clara e eficiente. Essa competência pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada com orientações teóricas e práticas adequadas, possibilitando que os profissionais consigam se expressar com técnica e espontaneidade.

 

PARA QUEM?

Destina-se a profissionais de organizações públicas e privadas, egressos das áreas de comunicação, economia, marketing, administração, finanças, engenharia e áreas afins.
MITSURU HIGUCHI YANAZE

MITSURU HIGUCHI YANAZE

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 3ª Edição (Saraiva, 2020) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

HELIODORO BASTOS

HELIODORO BASTOS

VICE-COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

PROF. DR. ALAN CÉSAR BELO ANGELUCI

PROF. DR. ALAN CÉSAR BELO ANGELUCI

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC), Arquitetura da Informação e Ciência de Dados.

PROF. BRUNO POMPEU MARQUES FILHO

PROF. BRUNO POMPEU MARQUES FILHO

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), em que também atua como professor de graduação dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. É professor dos cursos de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-US) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e diretor regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor do livro "Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade", publicado em 2018, e coautor do "Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária", de 2012. Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.).

Prof. Dr Caetano Haberli Junior.

Prof. Dr Caetano Haberli Junior.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor em Sistemas de Informações e Comunicação pela Universidade Nova Lisboa e USP-ECA. É mestre em Administração com linha de pesquisa em marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coautor do livro Marketing Contemporâneo – Novas Formas de Gestão. Editora Saraiva, 2006. Nas investigações de mercado tem habilidades com métodos quantitativos e qualitativos. Responde técnica e gerencialmente pelo Índice de Confiança do Agronegócio FIESP/OCB. 

 Prof. Dr  Celso Toshito Matsuda.

Prof. Dr Celso Toshito Matsuda.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade Casper Líbero). Possui especializações nas áreas de políticas públicas, relações governamentais e institucionais, tecnologia da informação, marketing público, comunicação empresarial, comunicação pública e governo eletrônico. Celso Matsuda é advogado e professor universitário. Foi diretor de Atendimento Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo. Também já ocupou o cargo de Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Foi Secretário Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento.

Prof. Ms Edgar Almeida.

Prof. Ms Edgar Almeida.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Mestre em Comunicação Mercadológica pela Metodista, MBA em Administração-USP/Fundace e bacharel em Marketing pela UNOPAR. Executivo de marketing e comunicação por 17 anos em grandes empresas: RPC- Rede Paranaense de Comunicação, Unimed, Grupo Morena Rosa e Grupo Pasquini. É Membro da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Possui curso de extensão Writing for Social Media pela University of California, Berkeley e Gestão de Crise nas Redes Sociais pela Curty University, Sidney. Certificações de marketing digital: Setup Partner e Performance Market Place B2W; SEMrush, Inbound Marketing Hubspot; Hotmart criação de infoprodutos. Co-autor dos livros Marketing hospitalar (2019), Técnicas de vendas (Unopar) e Imagem profissional (Unopar). Possui diversos artigos publicados nos principais em congressos e revistas como Meio & Mensagem. Premiações: Profissionais do Ano Rede Globo 2012 e  TOP ADVB_PR de Marketing 2012.

Prof. Edison Mendes

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Graduado em Comunicação pela Universidade de São Paulo, habilitação em Jornalismo; especialização em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2004-2005 - 400 horas) pela ECA-USP. Mestrando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Linha de pesquisa: Análise do Discurso). De 1997 a 2003, foi professor-visitante na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e em sua congênere em Quioto, no Japão, nas quais ministrou aulas de Português e Cultura Brasileira. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, é especialista em produção e revisão de textos. Atualmente, ministra treinamentos de Comunicação Escrita e Oral a empresas e instituições, além de treinamentos para atendimento escrito e telefônico a clientes. É consultor de Comunicação da NEXO Soluções Empreendedoras, empresa que atua em São Paulo e no Vale do Paraíba,com foco em pequenas e médias empresas. É sócio da E&L Consultoria em Comunicação. É também professor de Português no Colégio Presbiteriano Mackenzie - Unidade Tamboré.

Prof. Dr Eneus Trindade.

Prof. Dr Eneus Trindade.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq (2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire no CELSA Sorbonne Universités Paris-FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

Prof. Dr  Felipe Chibás Ortiz.

Prof. Dr Felipe Chibás Ortiz.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Representante de América Latina e Caribe do GAPMIL-UNESCO. Graduado em Psicologia pela Universidade de Havana-UH (1988), tem especialização em Marketing pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha, 2007), mestrado em Programa de Integração Latino-americana (PROLAM) pela Universidade de São Paulo-USP (1999), doutorado (2005) e Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2015). É Pesquisador colaborador pela USP (2020). É professor na graduação e pósgraduação do Centro Universitário Drummond, Universidade Presbiteriana Mackenzie, CEACOM e EZALQ da USP. Orienta especialização, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing Digital e Pessoal, Educação, Educomunicação, Gestão de Projetos, Dinâmica de grupo, Métodos de Inovação e Criatividade, Cidades Inteligentes e Media and Information Literacy (MIL)etc. Ex-diretor da Perfectu consultoria, empresa integrante do grupo multinacional franco-espanhol Global Estrategia. Coordenador do curso de Gestão da Inovação e da Criatividade pela MHYanaze. Key note, palestrante e coordenador de eventos internacionais como o encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, que tem apoio de UNESCO, UNICEF, CEACOM, UNEAC etc. Coordenador do grupo de estudos Thot-CRIARCOM. A linha de pesquisa, categoria e metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e Criatividade de sua autoria está incluída entre as linhas de estudo de várias universidades nacionais e estrangeiras, CEACOM e GAPMIL-UNESCO. Autor de 40 artigos científicos e 23 livros publicados em várias línguas, entre os que destaca Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, Métricas inspiradas no olhar da UNESCO, organizado por ele junto com o professor Mitsuru Yanaze, com autores de capítulos de 14 países, publicado pelo CEACOM-USP, com o apoio do GAPMIL-UNESCO. 

Prof. Felipe D'Arco

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing


Profa. Ms Flávia Mendes.

Profa. Ms Flávia Mendes.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, previsão para conclusão agosto de 2012
Pós-Graduação em Comunicação Empresarial/ Relações Públicas, Faculdade Cásper Líbero, 2008.
Bacharel em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, 2004.
Experiência de oito anos na área de comunicação e marketing. Atuação em áreas de planejamento estratégico, estudos de clientes e mercados, comunicação integrada, elaboração de estratégias para a construção e consolidação da imagem institucional, da marca e de parcerias corporativas e implementação e coordenação da área de relacionamento com clientes. Conhecimento aprofundado de pesquisas de opinião e mercado (ad hoc), dos processos de venda e pós-venda, assessoria de imprensa e empreendedorismo corporativo. 

Prof. Ms Francisco Clairton Araujo.

Prof. Ms Francisco Clairton Araujo.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

CEO de multinacional alemã. 
Membro do conselho diretivo de empresas no Brasil e exterior.
Doutorando na Universidade Nova de Lisboa/ ECA-USP. É mestre em contabilidade e finanças pela PUC/SP, é professor das disciplinas financeiras e contábeis dos programas de pós-graduação e MBA de renomadas escolas de negócios. 
Pesquisador do Ceacom/ USP e Membro do IBEF/SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo e associado ao CRC/SP -Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.  Artigos publicados no Brasil e exterior.

Prof. Ms. João Carlos Wiziack.

Prof. Ms. João Carlos Wiziack.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Mestrado em Educação – Universidade Metodista de Piracicaba.MBC- Management Business Communication – Fundação Casper Líbero-São Paulo/Universidade da Flórida (2003/2006). Ciências Físicas e Biológicas – Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - 1974 Professor convidado na disciplina de Administração de Recursos Humanos em cursos de Especialização promovidos pela Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 2004. Consultor autônomo em Relações de Trabalho e Projetos de Responsabilidade Social Empresarial para a CW³ Consultoria Organizacional e Associados. Supervisor de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal- Unilever, de 1972 a 19776. Atuação em área voltada para a educação para o trabalho. Gerente de Recursos Humanos, de 1980 a 1994 com atuação em fábricas da Unilever voltadas à fabricação de sabonetes, detergentes e alimentos. Atuação prioritariamente voltada a gestão do clima interno de trabalho, educação e avaliação de desempenhos profissionais, relações e negociações com sindicatos de trabalhadores e gerenciamento das relações com as comunidades do entorno das fábricas. Coordenação e desenvolvimento de campanhas educativas de Prevenção de Acidentes, Educação em Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.   Diretor de Recursos Humanos, de 1995 a 1999, com atuação semelhante às listadas anteriormente, entretanto acrescidas das responsabilidades de planejamento estratégico, gestão e desenvolvimento de equipes, e processos de mudanças organizacionais. Gestor responsável pelas atividades de desenvolvimento humano corporativo e programa de formação de trainees e novos talentos. Membro do Comitê Latino Americano de Diretores de Recursos Humanos da Unilever. Diretor de Relações Industriais, de 2000 a 2002, responsável pela gestão das Relações de Trabalho e processos de negociações sindicais da Unilever em âmbito nacional.  Membro efetivo da Comissão de Relações Industriais do Sindicato Patronal das Industrias de Detergentes como representante da Empresa. Membro do Conselho de Responsabilidade Social da Unilever no ano de sua fundação (2001 a 2002). 

Prof. José Palandi Jr

Prof. José Palandi Jr

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Possui graduação em Desenho Industrial - Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito (1984), Pós-graduação em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (1986). Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa (Porto) em 2012. Atualmente é professor Doutor assistente da Pontifícia Universidade Católica – SP.
É coordenador do pós-graduação MBA – Gestão de Negócios, e do MBA em Marketing, COGEAE - PUC-SP. Foi Coordenador do Curso Tecnológico em Marketing da PUC-SP. Tem experiência na área de Administração de Marketing, com ênfase na Comunicação, Turismo e Serviço, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, franchising, turismo, varejo e planejamento estratégico. Professor convidado para a disciplina de Marketing Turístico do Executive Master - Gestão Hoteleira na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto e Lisboa - Portugal, e da ESHT- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril- Portugal. Atuou no Setor de turismo desde os anos 80. Último cargo Gerente de Marketing

Prof. Dr Kleber Nogueira Carrilho.

Prof. Dr Kleber Nogueira Carrilho.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Casper Líbero, cientista social pela USP, com pesquisa pós-doutoral na Universidade de Paris (Sorbonne). Atua na interação entre inovação, educação, negócios e política. Professor dos cursos de pós-graduação de Gestão de Comunicação e Marketing e de Marketing Político e Campanhas Eleitorais na ECA-USP. Tem experiência como gestor acadêmico na Universidade Metodista de São Paulo, é consultor, palestrante e atua como coordenador de comunicação em campanhas eleitorais para o executivo e o legislativo. Colunista do jornal Diário de São Paulo e periodicamente analisa o desenvolvimento da comunicação e das estratégias políticas no Brasil em diversos veículos, como O Estado de São Paulo, Época, CBN, Zero Hora, IstoÉ, entre outros. Autor do livro Marketing, da coleção Fácil (Editora Saraiva, 2012). 

 Prof. Dr Leandro Key Higuchi Yanaze.

Prof. Dr Leandro Key Higuchi Yanaze.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor em Sistemas Eletrônicos pela POLI-USP, mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP, especialista em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. É pesquisador do CEACOM – Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA-USP – e do CODE – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais da Unifesp. É pesquisador e desenvolvedor em tecnologias interativas, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais para a educação. É professor da Universidade Federal de São Paulo, no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e de cursos de pós-graduação da ECA/USP. É autor dos livros “Redes digitais e sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação” e “Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais”. 

 Profa. Dra Liriam Luri Yamaguchi Yanaze.

Profa. Dra Liriam Luri Yamaguchi Yanaze.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero; pedagoga pela Faculdade de Educação da USP; psicopedagoga; psicodramatista pela FEBRAP; consultora organizacional; exerceu atividades docentes em várias instituições de Ensino Superior: Faculdades Integradas Ibirapuera, UNIP, UNIBAN, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades Cambury, IPG, INPG;  atualmente consultora da MHYanaze;  pesquisadora do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração de Comunicação e Marketing) – ECA/USP e professora  convidada dos cursos de especialização da ECA/USP.

Prof. Ms  Luciano Bonetti.

Prof. Ms Luciano Bonetti.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1996), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1999), pós-graduação em Propaganda e Marketing pela UMESP, MBA em Tecnologia da Informação aplicada a nova economia pela FGV e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Atualmente é diretor e publisher da Revista O ABC da Comunicação. Foi professor da Universidade Metodista de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação mercadológica e marketing promocional por 17 anos. Também coordenou o curso de Comunicação Mercadológica de 2007 à maio de 2016. Em junho 2017 passou a coordenar a Escola Metodista de Educação Corporativa até o final do referido ano. É professor convidado do MBA da USP e já lecionou nos cursos de MBA da Aberje e do INPG. Autor do livro Marketing Promocional: um olhar descomplicado. Organizador do Livro Agências e Cases Vol.1 Participa ativamente da Ampro e APP, principais associações do setor.

 Prof. Dr Luiz Alberto Farias.

Prof. Dr Luiz Alberto Farias.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje - Educador do Ano "James Hefernan", em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de "Opiniões voláteis " (2019), organizador do livro "Relações Públicas Estratégicas" (Summus, 2011). Autor de "A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras. 

Prof. Dr Luiz Roberto Carnier.

Prof. Dr Luiz Roberto Carnier.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Professor premiado e reconhecido como um dos mais destacados mestres dos MBAs de instituições como FGV Management da FGV - Fundação Getúlio Vargas, FDC -Fundação Dom Cabral dentre outras.
Coordenador e Professor de programas de pós graduação no Brasil e no exterior junto a universidades americanas e europeias como: Lake Forest University- Chicago; Pace University – New York; Iowa State University; Suffolk University - Boston, dentre outras”.
Professor credenciado e com larga vivência no Método do Estudo de Caso, segundo a metodologia da Harvard Business School, e formação em Análise de Problemas e Negociação, Gerenciamento de Conflitos e Tomada de Decisão Multicritérios, através da abordagem de “Corporate Storytelling”. Mestre em Negócios Internacionais com especialização em Estratégia Corporativa pela Harvard University .Especialização em Comercio Internacional pelo  ITC- Internacional Trade Center da OMC das Nações Unidas em Genebra, onde atua como consultor. 

Prof. Dr Macir Bernardo de Oliveira.

Prof. Dr Macir Bernardo de Oliveira.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

Atuou como profissional das áreas de marketing e estratégia em diversas multinacionais entre elas: Grupo Amesp Saúde, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal Leve e Cofap entre outros. Gerenciou a área de Novos Negócios da Graber Holding, onde desenvolveu várias startups nas áreas da saúde, tecnologia, segurança, autopeças etc. Implantou e gerenciou a Divisão de Marketing e Negócios da Faculdade de Medicina Santa Casa, desenvolvendo projetos sociais e captação de recursos para a instituição. Atualmente é coordenador dos cursos de Marketing na Universidade Anhembi Morumbi além de realizar atividades de consultoria e docência (ECA, POLI, ESALQ) nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios e Design e Engenharia de Serviços. Em relação à produção científica, desenvolve projetos de pesquisa (pós-doc) nas áreas de inovação e design de experiência em serviços. Pesquisador do CEACOM – ECA-USP. É co-autor do livro Gestão da Comunicação e Marketing (Logística estratégica e operações de serviços) publicado em 2007 (2ª. Ed. Maio-2011). 

 Profa. Dra Margarida Kunsch.

Profa. Dra Margarida Kunsch.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Professora titular da Universidade de São Paulo e ex-diretora (19.02.2013-18.02.2017) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) - ECA-USP/CNPq. Autora dos livros "Planejamento de relações públicas na comunicação integrada" e "Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional" - ambos com diversas edições e reimpressões - e "Universidade e comunicação na edificação da sociedade". Organizadora, até junho de 2017, de 38 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Autora de grande número de prefácios, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Criadora e diretora das revistas científicas "Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (ECA-USP) e "Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación" (Alaic). Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do exterior. Trajetória marcada por uma efetiva participação em diversas entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora e como titular de cargos diretivos. É pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (gestão 2018-2021). 

Prof. Massimo de Felice

Prof. Massimo de Felice

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Possui graduação em Sociologia - Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras: Paisagens pós- urbanas - o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar (2009), Pós humanismo (2010) e Redes Digitais e Sustentabilidade - as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros ?Do público para as redes (2008)? e ?Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017)?; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro "A cidadania digital" publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020) e na Itália (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus).

 Prof. Dr Mauro Wilton de Souza.

Prof. Dr Mauro Wilton de Souza.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Université Sthendal de Grenoble, França (1992-1993). Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem experiências no ensino de pós-graduação e pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, tendo sido seu Coordenador entre 2013-2014. Tem outras publicações os livros: Novas linguagens. Ed.Salesiana, S.P. 2001; Sujeito, o lado oculto do receptor ( Org). Ed. Brasiliense, S.P. 1995; Recepção Mediática e espaço publico. Ed.Paulinas.S.P.2006; Mutações no espaço público contemporâneo. Co-autoria com Elizabeth Saad Correa. Ed.Paulus. SP. 2014.

Prof. Ms Reinaldo Polito.

Prof. Ms Reinaldo Polito.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Mestre em Ciências da Comunicação. Professor de Oratória há 45 anos. Ministra aulas nos cursos de pós-graduação em Marketing Político e Gestão Corporativa na ECA-USP. Palestrante. Escritor. Publicou 32 livros, com  1,5 milhão de exemplares, seis deles entraram para as listas dos mais vendidos. Suas obras foram publicadas em várias línguas, com distribuição em 39 países.

 Prof. Esp. Rubens Yoshida.

Prof. Esp. Rubens Yoshida.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Especialista em Marketing Intelligence pela Universidade Nova Information Management School de Lisboa, Portugal; Pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing ECA/USP; P´s-Graduado em Gestão de Negócios (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); MBA em Gestão Estratégia de Negócios pelo (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi. 
Membro e Pesquisador do CEACOM ECA/USP. Sócio fundador da WellComm Comunicação e Marketing, CEO da Neoclick Business Intelligence (agência de negócios digitais). Desde 1996 atua na área acadêmica, é professor de pós-graduação (lato-sensu) e MBA: Eca Usp (Comunicação e Marketing Digital, Comunicação em Redes Sociais); SUSTENTARE, Escola de Negócios (Comunicação e Marketing Digital - Joinville): UNIP (Comunicação e Marketing Digital); (Web Negócios - Instituto Nacional de Pós-Graduação).
É autor de artigos e capítulos de livros nas áreas de comunicação e marketing digital. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação, turismos, cartões de crédito e mercado digital. Atua no setor de Cooperativas, estruturação de empresas, consultoria em estratégias de negócios digitais, hotelaria, varejo, extração mineral e operações de investimentos.

 Prof. Dr. Rui José de Oliveira.

Prof. Dr. Rui José de Oliveira.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela ESPM-SP e em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP. Professor de pós-graduação na ECA-USP, Universidade Metodista, Centro Universitário Senac, Universidade Cruzeiro do Sul, e também na graduação na Universidade Mackenzie.  Profissional de marketing na Ford Motors Brasil por mais de 10 anos. 

Prof. Dr. Sérgio Andreucci.

Prof. Dr. Sérgio Andreucci.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas(1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2002). Coordenador do Curso de Relações Publicas da Fapcom – Faculdade Paulus de Comunicação. Diretor da agência de comunicação - Andreucci Comunicação. Especialista em Comunicação Comunitária, Gerenciamento de Crises, Projetos Socioeducacionais e de Marketing Cultural. Na área de Marketing Cultural, durante os últimos 20 anos, realizou consultoria e assessoria para dezenas de empresas do mercado Brasileiro, além órgãos governamentais, entidades do Terceiro Setor, Embaixada da Áustria no Brasil e para o Consulado do Japão em São Paulo.

 Profa. Ms Tatiana Anchieschi Gomes Mazzei.

Profa. Ms Tatiana Anchieschi Gomes Mazzei.

Professora USP - MBA Comunicação em Marketing

É graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Administração de Marketing pela Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado, possui Master Of Business Administration (MBA) em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestra em Teoria da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Atualmente é Head de Insights da T. Academia, produtora de conteúdo da revista científica Nomus e Locus e de artigos indexados no exterior, é também tutora do curso de pós graduação da disciplina “Métodos e Ferramentas de Coolhunting” da Faculdade Unyleya. Pesquisadora, palestrante e Professora U niversitária no Ensino Superior em renomadas instituições de ensino. Possui experiência de mais de 20 anos atuando nas área de Comunicação e Marketing, mais especificamente em agências de publicidade e emissoras de televisão. Autora do livro: “Câmbios Estéticos de um mito moderno: a figura do anjo na publicidade” - Novas Edições Acadêmicas - 164 páginas, 1a. Edição, 2016.

Prof. Dr William Cerantola.

Prof. Dr William Cerantola.

Professor USP - MBA Comunicação em Marketing

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp–ECA/USP). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB - USP). Membro do CEACOM ECA USP. É autor de artigos de capítulos de livros nas áreas de comunicação da liderança, comunicação interna, biotecnologia e política científica e tecnológica. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação e relacionamento com clientes. Atuou no setor de serviços em consultoria internacional de estratégia e gestão, assim como em setores econômicos de biotecnologia, farmacêutico, dispositivos médicos, varejo, cosméticos, construção, telecomunicações e financeiro. É sócio da Plexus Consultoria e fundador da Rede Comunicação do Futuro. Atuou na criação de start ups de biotecnologia (Embrabio) e de bases de dados (Dataline). Atua como consultor e key partner para empresas em comunicação organizacional, comunicação da liderança, comunicação em rede, mapa de influência, gestão de mudança e relacionamento com clientes. Atua como docente em pós graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós graduação da FIAP e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). 


Perguntas Frequentes

1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);

3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)
ATENÇÃO:
O envio da documentação obrigatória é um dos critérios de aprovação, e garante a emissão da certificação ao término do curso.

PORQUE DA AUTENTICAÇÃO:

Em cursos presenciais da ECA-USP, a secretaria consegue validar o documento original pela marca d'água. Já no ambiente online, não é possível realizar essa verificação. A cópia autenticada em cartório ou com autenticação online fornecida pela própria instituição de ensino nos permite atestar a veracidade do documento e garantir segurança de informações dos candidatos.

Sim, todas as aulas serão disponibilizadas para consulta após o termino da aula do dia, ficando disponível até 1 mês após a finalização do curso para visualização e entrega das notas para aprovação e recebimento do certificado.

Sim, o certificado é digital.

Após o encerramento do curso, leva-se em média de 3 a 4 meses para emissão dos certificados.

Os mesmos serão encaminhados via e-mail cadastrado na plataforma.

Não é possível trancar o curso, apenas é realizado o CANCELAMENTO conforme a clausula 5 do Termo de Adesão do curso (acesse aqui). O Aluno deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso por e-mail , com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.

 

A USP - Universidade de São Paulo, possui autonomia universitária, não precisando de autorização do MEC.

Os MBAs da USP, são reconhecidos pela Universidade de São Paulo.


CONSULTE



Certificado: Sim (digital)

Carga Horária: 522 hrs

Duração: --

Modalidade: Quartas-feiras - Ao vivo

Dias das Aulas: --

Atividades Assín... Segundas-feiras

Horário: 19hs às 23hs

Início das Aulas: 20/03/2024

Término das Aulas: 20/03/2026

Pré-requisito: Ensino Superior Completo


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