Marketing de guerrilha: conheça essa estratégia

O Marketing de Guerrilha tem como objetivo central interagir e surpreender o público-alvo, visando intensificar a consciência de marca.

Você já se sentiu cansado de ver as mesmas estratégias digitais sendo usadas por todas as marcas? Se sim, você não está sozinho. Os consumidores também estão saturados de receber as mesmas mensagens e ofertas. Por isso, para se destacar e impressionar seu público-alvo, é preciso adotar uma abordagem diferente e criativa. E é aí que o Marketing de Guerrilha entra em cena: uma forma divertida e inovadora de promover uma marca.

Marketing de Guerrilha: o que é e como funciona?

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia que visa interagir e surpreender o público-alvo, aumentando o reconhecimento de marca. Ao contrário das estratégias tradicionais, essa abordagem foca na interação, atingindo públicos locais específicos, que podem espalhar a mensagem organicamente. O segredo para uma campanha bem-sucedida? Está na surpresa, pois essas ações são feitas para encantar as pessoas de maneira inusitada no seu dia a dia.


Além disso, o Marketing de Guerrilha exige criatividade, engenhosidade e disposição para inovar, sempre respeitando a identidade da marca. É importante ressaltar que essa estratégia não é uma novidade, visto que foi criada nos anos 1980, mas é uma evolução que se adapta às práticas atuais de marketing, como o marketing de conteúdo, por exemplo.


Veja a seguir os fatores essenciais para uma campanha de sucesso de Marketing de Guerrilha:

  • Alta segmentação para um local específico;

  • Conhecimento profundo da persona e do público-alvo;

  • Elemento surpreendente ou misterioso;

  • Originalidade e autenticidade;

  • Momento ideal;

  • Coerência com a essência da marca;

  • Interação eficaz com o consumidor.


Inspire-se com estes 3 exemplos reais de Marketing de Guerrilha

Agora que você já sabe como funciona o Marketing de Guerrilha e qual sua importância para as marcas, veja alguns exemplos reais para se inspirar.


1. Ponto de ônibus exclusivo da Barbie

A Mattel, fabricante da Barbie, decorou um ponto de ônibus com o tema da boneca. Essa ação, além de chamar a atenção localmente, gerou alto compartilhamento online, aumentando assim o alcance da marca.


2. Bancos do KitKat

Você sabia que a marca KitKat já transformou bancos públicos normais em cópias das suas barras de chocolate? Essa ação fez com que o produto se aproximasse mais do público-alvo, gerando uma lembrança surpreendente e memorável.


3. Palitos de madeira da Colgate em picolés

No mês da saúde bucal, a Colgate distribuiu palitos de madeira parecidos com escovas de dentes para colocar em picolés. Essa ação foi inesperada e causou impacto nas pessoas para lembrar a importância da higiene bucal.


MBA Comunicação e Marketing ECA-USP

O MBA em Comunicação e Marketing da ECA-USP é um dos mais conceituados e reconhecidos do país, e oferece uma formação completa e atualizada para os profissionais que desejam se destacar no mercado.


No MBA, você vai aprender com os melhores professores e pesquisadores da área, além de ter acesso a conteúdos práticos, que vão te preparar para enfrentar os desafios e as oportunidades da comunicação e do marketing atual.


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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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