Marketing Humanizado: por que adotar essa abordagem?

Adote o Marketing Humanizado e saiba como a autenticidade pode transformar suas estratégias de marketing e toda a cultura empresarial

O Marketing Humanizado surge como uma abordagem essencial para as empresas que desejam estabelecer conexões autênticas com seu público. Neste artigo da ECA-USP, exploraremos o significado de Marketing Humanizado, os motivos pelos quais adotar essa abordagem é crucial para o sucesso empresarial e de que modo elementos como narrativas autênticas, atendimento personalizado e presença de pessoas reais desempenham papéis fundamentais nessa estratégia.


Afinal, o que significa Marketing Humanizado?

O Marketing Humanizado transcende a mera transmissão de mensagens de venda. Trata-se de reconhecer e responder às necessidades emocionais e práticas dos consumidores, criando uma conexão genuína que vai além da relação comprador-vendedor. Dessa maneira, em vez de se concentrar apenas nos produtos ou serviços, essa abordagem destaca a importância das pessoas envolvidas, seja a equipe interna da empresa ou os clientes.


Por que adotar o Marketing Humanizado em sua empresa?

Em um mercado saturado, destacar-se é fundamental. O Marketing Humanizado oferece vantagem competitiva, pois mostra que sua empresa se preocupa não apenas com lucros, mas também com as pessoas por trás das transações. Além disso, proporciona a fidelização do cliente, visto que consumidores satisfeitos retornam e ainda se tornam defensores da marca. Assim, essa abordagem contribui para a fidelização, criando uma experiência que vai além das expectativas e fortalecendo os laços com os clientes.


Outro ponto importante é compreender os elementos-chave do Marketing Humanizado:


  • Narrativas: Contar histórias reais, com falhas e triunfos, criar conexão emocional com o público, destacando, assim, a jornada da empresa o que humaniza a marca.


  • Atendimento personalizado: Tratar os clientes como indivíduos únicos é essencial, e o atendimento personalizado demonstra um compromisso real com as necessidades específicas de cada cliente.


  • Pessoas reais: Mostrar as faces por trás da empresa, desde equipe até  fundadores, cria sensação de transparência e confiança.


Dessa forma, o Marketing Humanizado não pode ser definido como uma tendência passageira. Ele veio para ficar e continuará sendo uma abordagem necessária para companhias que buscam, além de vender seus produtos e serviços, construir relações sólidas com seu público-alvo.


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    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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