O Marketing é estratégico. Você sabe o que isso quer dizer?

Marketing é uma atividade muito bem conhecida. Você também já deve ter ouvido falar de Marketing Estratégico. Mas, afinal você sabe exatamente o que isso quer dizer? Se você procura desenvolver seus conhecimentos e habilidade em empreendedorismo, então vai gostar deste artigo.

O que é Marketing Estratégico

O Marketing Estratégico é feito pelas empresas que têm uma estratégia de marketing clara e documentada, que orienta todas as atividades. Ele é de longo prazo em sua natureza e é a base sobre a qual todas as decisões de marketing são tomadas.

Uma estratégia de marketing tem alguns objetivos e metas muito claros a serem alcançados, mas, no fim, procura criar uma vantagem competitiva sustentável que permita um crescimento lucrativo futuro para o negócio.

Quais são algumas ações de Marketing Estratégico?

1. Missão, visão e valores

É fundamental, no início de qualquer negócio, entender completamente qual é o seu propósito, onde você deseja chegar e como deseja chegar lá. A menos que sejam totalmente compreendidos e apreciados por todos dentro da empresa, como ele pode orientá-lo a tomar as decisões certas para o seu negócio?

2. Oferta de produtos

Isso parece muito óbvio, mas na verdade muitos empresários podem achar isso difícil. É ainda mais complicado quando o negócio já tem alguns anos no mercado e evoluiu para oferecer uma gama bastante ampla de produtos e serviços.

3. Público-alvo

Esta é uma área muito comum na qual as pequenas e médias empresas cometem o seu maior erro. Tempo, energia, orçamento e recursos são todos desperdiçados porque elas não dedicam tempo para definir seu público-alvo ideal.

É fundamental compreender o seu público-alvo e seu comportamento. Não adotar essa ação estratégica de marketing é apenas contar com o acaso.

4. Comunicação

Depois de compreender os três fatores acima, é hora de alinhar toda sua comunicação. Se a mensagem de marketing não estiver de acordo com todo o resto do marketing estratégico, suas ações não terão o impacto desejado.

Aprenda mais sobre Marketing Estratégico

O MBA em Comunicação e Marketing ECA USP na modalidade EAD está com matrículas abertas. Inscreva-se já e receba mais informações sobre o curso. Programe seu futuro. É a USP ao seu alcance.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos