O que é Canonical Tag e como funciona?

Descubra o que é Canonical Tag, como funciona e como utilizar essa ferramenta para melhorar a performance do rankeamento do seu site!

Canonical Tag é uma sinalização incluída no endereço das páginas web para apontar ao algoritmo do Google que aquele conteúdo é original ou que pode estar duplicado. É comum encontrar páginas idênticas, mas contendo URLs distintas, o que prejudica bastante o rankeamento dos mecanismos de busca. Dessa forma, essa ferramenta ajuda a filtrar os conteúdos priorizando aqueles que demonstrarem ser originais.


Para dar preferência a determinadas páginas, os robôs do Google realizam uma busca por plataformas de sites de vendas e/ou conteúdos de blog e tentam definir a URL principal de cada página, ou seja, qual página deveria possuir uma Canonical Tag. Isso porque um mesmo site pode apresentar o mesmo produto em páginas diferentes, como por exemplo “https://exemplo.com/modapraia/chapeu-de-palha/” assim como também ““https://exemplo.com/modapraia?busca=chapeu-de+palha”.  


Desse modo, apenas uma dessas páginas aparecerá em destaque na SERP (resultados de pesquisa exibidos na página do Google) e receberá a definição de uma “página canônica”. Isso evita que o outro endereço de web seja um fator de concorrência com o original, atrapalhando o rankeamento do site, assim como as técnicas de SEO para que o conteúdo seja exibido como relevante.

Quais são as recomendações na aplicação da Canonical Tag ao meu site?

Ao aplicar os requisitos de uma Canonical Tag no código fonte da sua página web é essencial atentar-se às orientações que o Google determina para evitar penalizações que prejudicam o tráfego em seu site. Em vista disso, deve-se levar em conta algumas boas práticas que devem ser aliadas às técnicas de SEO da sua marca, sendo algumas delas:


  • Endereço do domínio: caso você tenha alterado sua URL para “SSL” (protocolo de segurança de websites) não utilize mais nenhuma URL que não seja “HTTPS” na sua Canonical Tag. Caso contrário, o algoritmo do Google ficará desorientado e confuso, o que certamente exibirá resultados aleatórios;

  • Utilização de letras maiúsculas nos endereços web: o Google pode considerar que URLs maiúsculas e minúsculas são páginas web distintas, por isso, dê preferência às letras minúsculas na composição do seu servidor e aplique a orientação igualmente às URLs das suas Canonical Tag’s;

  • Aplique somente uma Canonical Tag por página: para impedir que seu problema de rankeamento persista, utilize apenas uma Canonical Tag por endereço de web, do contrário, o Google irá ignorar ambas as páginas. 


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    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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