Marketing de conteúdo: o que é?

A comunicação possui diferentes formas, tipos e estratégias. Uma maneira de conseguir atrair mais público atualmente é o marketing de conteúdo.

A comunicação possui diferentes formas, tipos e estratégias. Uma maneira de conseguir atrair mais público atualmente é o marketing de conteúdo. Mas você sabe o que é e como utilizar de forma certa? A ECA-USP preparou um artigo especial sobre esse tema.

Marketing de conteúdo: como fazer?

Antes de saber como fazer o marketing de conteúdo, precisamos entender o que é de fato. Ele é uma estratégia que visa atrair clientes por meio de criação de artigos, postagens em redes sociais, ebooks, vídeos e textos informativos. Esse método não tem como objetivo promover diretamente a marca, e sim atrair o público ao ajudar a solucionar problemas.

O marketing de conteúdo, nos dias de hoje, é uma ferramenta importantíssima e com inúmeras vantagens para a sua empresa, podemos citar: aumento de interação com a marca, ganho de confiabilidade do público, aumento de engajamento na internet e uma forte conexão com o cliente.

É importante compreender e estar ciente, que esse método não é sobre os produtos da sua marca e sim sobre as necessidades do seu público-alvo. Por isso, é fundamental saber como elaborar um bom planejamento, fazer uma produção criativa de conteúdo e principalmente saber como distribuí-lo.

A ECA-USP preparou uma lista com cinco etapas fundamentais para a execução correta do marketing de conteúdo.

  • Planejamento

 

   Planejar é a etapa inicial de qualquer projeto. Nessa fase é preciso dividir as tarefas e mostrar quais são as metas para serem atingidas por cada setor de produção.

  • Formulação da persona

 

   Personas são personagens fictícios criados para representar diferentes tipos de clientes. Com isso é possível identificar qual é o seu público-alvo.

  • Criação criativa de conteúdos

 

   Nesta fase é feita a elaboração de quais os formatos de conteúdo vão ser produzidos. Por exemplo: textos em blogs, vídeos, postagens em redes sociais, ebooks ou newsletter.

  • Promover os conteúdos 

 

   Após realizada a produção de conteúdo, devemos saber onde é feita a melhor destruição deles de acordo com o público-alvo. Atualmente, o foco maior é nas redes sociais.

  • Analisar os resultados

 

   Etapa crucial para saber se os conteúdos estão sendo produzidos e entregues de forma correta para os seus clientes. Analisar os resultados referentes ao tráfego, networking, SEO e interações sociais são as principais maneiras de saber se está conseguindo atingir o objetivo.

Para que você fique sempre bem atualizado, é necessário buscar por boas fontes de informação. Por isso, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo oferece um curso especialização de altíssima qualidade. Acesse o nosso site e confira todas as informações do nosso curso de MBA.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos