UX Design: tendências emergentes para 2024

Para se destacar na área de UX Design, é essencial estar atento a estas tendências e integrá-las de maneira estratégica.

Em um mundo digital em constante evolução, o UX Design, ou Design de Experiência do Usuário, é a base que guia a criação de produtos e serviços revolucionários. Ao longo de 2024, as tendências desse campo vão moldar o futuro das experiências digitais, e é imperativo que profissionais e empresas estejam preparados para adotar tais mudanças.


Afinal, o que é Design de Experiência do Usuário?

O UX Design é uma abordagem multidisciplinar que visa a criar produtos e serviços que sejam intuitivos, eficazes e, acima de tudo, agradáveis de usar. Transcendendo a estética, prioriza a funcionalidade, a usabilidade e a satisfação do usuário como pilares fundamentais na concepção de soluções digitais.


Por que é importante estar atento às tendências de UX Design?

Em um cenário digital dinâmico, estar atento às tendências de UX Design tornou-se uma necessidade. À medida que as tecnologias avançam e as expectativas dos usuários evoluem, a capacidade de adaptação torna-se fator determinante para a relevância e a competitividade de qualquer empresa ou profissional.


Além disso, a atenção a essas tendências permite não apenas acompanhar, mas também superar as expectativas do público. Dessa maneira, ao estar à frente das demandas emergentes, é possível oferecer experiências que surpreendam e encantem os usuários, resultando em fidelização e destaque em um mercado altamente competitivo.


5 principais tendências de UX Design para ficar de olho em 2024

A conscientização e a incorporação de tendências de UX Design são um passo estratégico para permanecer em relevância no mercado e centrado no usuário, além de garantir o sucesso contínuo no universo digital. A seguir, confira as principais tendências da área para ficar de olho em 2024.


1. Design sustentável

No cenário contemporâneo centrado no usuário, a sustentabilidade emerge como uma prioridade inegável. Em 2024, o design sustentável não é mais uma opção - é uma obrigação ética e prática. Os designers devem repensar cada aspecto de seus produtos digitais, desde a concepção até a entrega, priorizando materiais e tecnologias com menor impacto ambiental.


2. Realidade Aumentada e Realidade Virtual 

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) se destacam em 2024, integrando-se de maneira mais profunda às experiências digitais. Com a disseminação de dispositivos de realidade virtual acessíveis e o poder dos smartphones modernos, a AR e a VR prometem redefinir a imersão do usuário, desafiando os designers a repensar a interação com produtos e serviços.


3. Personalização avançada

A personalização atinge um novo patamar em 2024, explorando dados para criar experiências verdadeiramente únicas. Com base em dados comportamentais e demográficos, os designers poderão oferecer não apenas recomendações precisas, mas também uma experiência inteira moldada conforme as preferências individuais, aumentando, assim, a satisfação e a eficácia das interações.


4. Design inclusivo

O design inclusivo emerge como um ponto importante em 2024, priorizando a acessibilidade desde o início do processo de design. Considerando várias modalidades de interação e aspectos culturais, o design inclusivo atende às necessidades de um público diverso, ao mesmo tempo em que aumenta a usabilidade geral do produto.


5. Interfaces de voz 

Em 2024, a comunicação por voz se tornará mais natural e sem esforço, com assistentes virtuais e chatbots mais sofisticados, oferecendo interações intuitivas e amigáveis.


Conheça o curso de MBA Comunicação e Marketing da ECA-USP

Quem possui pouco tempo livre, mas muita vontade de crescer profissionalmente,  precisa se profissionalizar com o renomado MBA em Comunicação e Marketing da ECA-USP, que é totalmente online! 


Faça sua carreira decolar em 2024 e inscreva-se já na 3ª turma do curso!


Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos