Email Marketing: descubra como escolher a melhor opção
Entenda a importância do email marketing e saiba como escolher a ferramenta mais adequada de acordo com a estratégia do seu negócio!
O email marketing, durante muito tempo, era associado a spam ou fraude porque apresentava abordagens desagradáveis e a reação negativa a isso resultava na exclusão ou indiferença a esses e-mails. Mas, com o avanço das ferramentas tecnológicas e um upgrade das técnicas de marketing, esses conteúdos voltaram a ser promissores com o direcionamento estratégico para as pessoas certas em momentos propícios.
Hoje, essa é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas. Nesse método, e-mails contendo informações, ofertas, lançamentos ou promoções são disparados a fim de aprimorar a performance online ao se comunicar de forma direta com o público, desse modo, nutrindo a base de clientes e leads e gerando vendas. Geralmente há um retorno excelente sobre a taxa de ROI (Retorno Sobre o Investimento) nessa abordagem.
Parâmetros para adotar a melhor ferramenta de email marketing
A escolha da ferramenta que melhor atende sua empresa vai depender dos requisitos de análise estabelecidos em sua estratégia de marketing. Muitos desses recursos são gratuitos, ou seja, o investimento é baixo com grande possibilidade de alcance.
É possível comprovar esse fato pois nem todas as pessoas são adeptas às redes sociais, mas a maioria delas possuem e utilizam o email com frequência. Suas caixas de entrada são preenchidas com mensagens de pessoas e empresas que adquiriram seu endereço de email por suas próprias iniciativas por meio de página de cadastro, por exemplo. A ECA-USP separou algumas funcionalidades disponíveis em diversas ferramentas de email marketing que podem servir como parâmetro para uma escolha mais inteligente de automação de emails, sendo algumas delas:
- Campanhas de email marketing e emails transacionais;
- Desenvolvimento de landing pages, publicações em redes sociais e SMS;
- Modelos de layouts prontos, editáveis e que se adaptam em qualquer dispositivo;
- Lista personalizada de contatos e a possibilidade de segmentá-la;
- Relatórios dinâmicos de métricas com informações sobre as taxas de abertura de emails, cliques, descadastros, cliques por abertura, leads gerados, bounce rate (emails que voltaram) etc;
- Otimização de entregabilidade dos emails;
- Possibilidade de realizar testes A/B e análise de dados;
Como montar sua estratégia
Com as ferramentas disponíveis no mercado apresentadas, basta que seu time de marketing digital construa a estratégia de email marketing que melhor viabilize o seu negócio. É importante que nesse planejamento contenha a persona ideal e que combine com a proposta do conteúdo do email, que as informações sejam concisas e ricas e que esse e os próximos emails tenham um cronograma e uma ordem e horário de disparo que façam sentido entre si.
Antes do envio do email, é importante checar alguns pontos e detalhes para que seu conteúdo seja entregue da forma mais assertiva possível:
- Links apropriados: revise se o link que foi implementado no seu texto relaciona-se com o CTA presente nele;
- Título do email (assunto): certifique-se se o assunto do email é chamativo o suficiente para despertar a curiosidade, como também se possui o tamanho ideal para ser visualizado por completo em qualquer dispositivo;
- Email teste: antes do disparo em massa, envie um email como teste para verificar se ele é exibido igualmente em todos os dispositivos, como no caso de layout e imagens, por exemplo;
- Revise o corpo do email: a atenção aos detalhes faz toda a diferença quando o objetivo é chamar a atenção do leitor, por isso, revise o conteúdo do seu email e compreenda se o que está presente nele faz sentido com a proposta da campanha.
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