Como desenvolver plano de marketing para e-commerce

Com a tecnologia em constante crescimento e evolução, as vendas online tornam-se cada vez mais frequentes e essenciais. Por isso, desenvolver um bom plano de marketing para e-commerce é fundamental.

Com a tecnologia em constante crescimento e evolução, as vendas onlines tornam-se cada vez mais frequentes e essenciais. Por isso, desenvolver um bom plano de marketing para e-commerce é fundamental. A ECA-USP preparou um tutorial especial sobre esse tema.

Plano de marketing para e-commerce: como desenvolver? 

Um bom plano de marketing para e-commerce é essencial para os dias de hoje. Mas afinal, você sabe o que é e-commerce?

O e-commerce, de maneira simples, é a compra e venda de produtos e serviços em canais digitais, mais especificamente por meio da internet. Muitas empresas estão percebendo a necessidade de iniciar e focar suas vendas pelo meio “online”. Mas, para alcançar esse objetivo é indispensável um ótimo planejamento de marketing.

Pensando em facilitar o entendimento sobre o assunto, preparamos um passo a passo de como executar um plano de marketing para e-commerce.

1 - Definir metas a serem alcançadas

Analise quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Faça o planejamento com sabedoria, sabendo quais são as suas dificuldades e facilidades, para conseguir concluir as metas traçadas.



2 - Descobrir o público alvo

Identificar o grupo de clientes e o nicho onde está localizada a sua empresa é essencial e importantíssimo para conseguir a comunicação de forma eficaz e sem ruídos.

A criação de personas, que são personagens fictícios que descrevem os consumidores ideais da empresa, é uma ótima dica para iniciar a compreensão do público alvo.

3 -  De olho nos concorrentes

Fazer a análise dos concorrentes é um ótimo modo para identificar seus pontos vulneráveis.  Estude as estratégias utilizadas por eles, conferindo o site, redes sociais e newsletters.

4 - Defina os canais de comunicação

Após concluir os passos anteriores, é o momento de definir as melhores estratégias de comunicação para o seu e-commerce. Alguns exemplos são: redes sociais, links patrocinados, marketing de afiliados, links patrocinados e email marketing.

5 -  Organizar o orçamento

Produzir uma previsão de recursos necessários para cada uma das ações anteriores é um ponto importantíssimo. Afinal, não é possível executar um projeto de grandes proporções se a empresa não possuir condições de bancá-lo.

6 - Analisando os resultados

Esse é o momento de monitorar todas ações feitas, e descobrir o que foi favorável e o que pode ser melhorado. Caso, alguns objetivos já foram conquistados, coloque outros no lugar. Se tiver cometido erros, aprenda com eles, e descubra a melhor maneira de resolvê-los.


A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) oferece um curso de MBA de altíssima qualidade. Acesse o nosso site e confira mais informações!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos